terça-feira, 27 de março de 2007

MADE IN SÃO TOMÉ

como diz o titulo eu sou made in ST (hehe). Como São Tomé era......a terra do algodão( naquele tempo a cidade que tinha algodão, era cidade polo, ai deu bicudo..ai num precisa dizer + nada, acabou o algodão) e a terra do minério.
eu recordando aqui com meus queridos neurônios, minha infância, infância de esquina-esquina, bandeirinha, tica-tica, chinelada, capitão, esconde, e outras 100 ai. São Tomé como toda cidade do interior tem doido, corêto, clube, frescos (ah, isso tem muito), as 4 bocas (o lugar + apropriado para as fofocas), tem a pracinha (ponto de encontro) etc. e não pode faltar alguns mitos que é de praxe do interior.
* quem é de ST que nunk ouviu dizer que embaixo da igreja tinha uma baleia?? dizia os + antigos( e bota antigo nisso) que ST era mar, e ai foi secando, secou tanto que a baleia não consegui fugir, ai ficou instalada debaixo da igreja. (qndo eu era pequeno eu acreditava, juro)
* quem é de ST e que nunk ouviu falar em finado pirulito?? pirulito era um goleiro, que certo dia foi agarrar uma bola, aos inves de pegar a bola, meteu a cabeça na trave, e morreu. ai dizia os + antigos que ele aparecia a noite no campo, a mulecada ia quase toda noite no campo, + nunca vi nada.
* Na década de 60, por aí, ST tinha um homem muito rico, Raul, quem não conhecia raul?? raul era um dos caras com maiores terras que tinha minério, minério esse que dava muito dinheiro, e até hoje dar. Raul foi sem dúvida o homem + rico de ST até hoje, e sem brincar do RN.
* quem nunk ouviu falar na "rasga mortalha"da igreja, que dizia que se passasse em cima da ksa, qm estava na ksa, morria no outro dia, kkkkkkkkkk, (eu como sempre acreditava, sou lezo).
* me lembro como se fosse hj!!! meu avô, grande Seu Jeferson, quem não conhecia vovô, aquele msm que escutava uma barbaridade...(deus u tenha,, ele tá lendo lá de cima o q seu neto ta escrevendo, oh esqueci, ele num sbia ler naum, kk) com 85, contava piadas como vemos tom cavalcanti contar hj, kkk, é guerra homi, é so pra enfeitar. mas meu avô contava umas histórias que dessas lembre de uma. Certo dia em ST, chegou um circo e chegando um circo, era uma alegria, todo mundo sabe que qndo tem circo com leão ja viu , some-se os gatos da cidade, pq hein???ora pq, pois os leões comem gatos, ai os moleques pegam os gatos e leva pro circo e troca por entrada. O leão desse circo era o "cara"... os cachorrões, "os pits daquela epoca " qndo chegava perto da jaula do leão se cagava, se mijava todinho. O filho de Dr. BEG, que ñ sei o nome, tinha um piquinês vei, que ningm dava nada por ele, ai decidiu levar o cachorrinho pra visitar a jaula do leão, e foi, o "tatau" como era chamado o piquinês, foi forte e encarou o leão como nenhum cachorro das redondezas tinha encarado, ai o filho de Dr. BEG se achando , "ah pq meu cachorro é o fodão, encarou o leão como nenhum cachorro xibata fez". e passou tempo e o cachorro lá parado encarando o leão, passou horas e horas e o cachorro não se mexia, dpois de muito tempo qndo o dono ia pra ksa...qndo pegou no cachorro o cachorro estava era morto ,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, parado lá, encarando o leão.
OBS: por hj é só, vou sb + informações de fontes, que temos muitas risadas com as histórias de ST.

3 comentários:

Unknown disse...

aff!!!deixa d mentir coisa feia...painho ñ qr q o filhinho d papai minta assim discarado!!!.....
o pior é q td isso é mito e tá escrito no livro da cidade d São tomé...procurem ler é muito bom!!!!!
xero irmãozinho

Carlos Moacir disse...

q livro eh esse????
me der ai qm souber pra min ler..

Unknown disse...

karai a do rasga mortalha eu conheço... e é verdade po.. minha vó q me contou kkkkkkkkkkkk


tu é mau... ta por fora boy, tirando onda ate com teu avo..."agora q eu lembrei, ele nao sabia ler" kkkkkkkkkkkkkkk


valewww