terça-feira, 13 de abril de 2010

COMO SER EDUCADO USANDO CELULAR

Reportagem da Tribuna do Norte.

Laísa Palhano, consultora de boas maneiras e etiquetas.

O celular está totalmente integrado ao nosso dia-a-dia. Todo mundo tem, todo mundo usa. Mas como ultilizar adequadamente esta maravilha da tecnologia moderna sem que se torne inconveniente em determinadas situações?

Qualquer que seja o meio de comunicação é bom lembrar uma regra antiga de etiqueta: nunca “incomode” as pessoas fora de horário comercial, a menos que já tenha agendado anteriormente. Essa regra deve ser respeitada!

Nunca deixe de retornar uma ligação de sua caixa postal. No mundo dos negócios e relações empresariais tudo está sendo avaliado como postura profissional.

Existem alguns locais impróprios em que o celular deve ser desligado (ou colocado no modo silencioso – mas não deve ser atendido jamais): igrejas, teatros, cinemas, reuniões de trabalho (salvo se você estiver esperando uma notícia muito importante, mas sempre no silencioso).

Seja discreto ao selecionar o toque de seu celular. Imagine que você está agora fechando aquele tão sonhado contrato e seu “celular” resolve tocar. Olha a música… “rebolation”, “boquinha da garrafa”, o “toque da barata” e assim por diante… É constrangimento na certa!

Assim como facilita a nossa vida, também nos deixa expostos quando toca em um elevador onde o espaço é pequeno e as pessoas não têm obrigação de escutar o que está sendo falado, ou se em um jantar social deixo de dar atenção aos meus convidados ou amigos e fico numa conversa infindável.

É muito importante lembrar que, nos dias atuais, não sabemos se quem está próximo de nós tem ou não uma boa índole, portanto muito cuidado nos assuntos falados ao telefone. Modere também o tom de voz, além de ser educado é também uma questão de segurança!

Usuários do celular sentem falta de regras claras e básicas, eis algumas dicas:

* Use o fone de ouvido se deseja escutar música em locais públicos;
* Nunca passe uma mensagem quando estiver dirigindo seu automóvel. Essa falta é tão grave quanto dirigir alcoolizado;
* O uso do recurso viva-voz não é recomendado quando estiver acompanhado;
* Nunca faça gravação ou fotografe, sem pedir a devida autorização.

Nenhum comentário: