sexta-feira, 16 de outubro de 2009

BENEFICIOS DO CAFÉ

  • Pesquisas têm comprovado que o consumo de café, em doses moderadas, previne e ajuda no tratamento de várias doenças. Conheça alguns dos benefícios o café pode oferecer ao corpo humano.
  • Café e Esporte - Café e Obesidade - O café é uma bebida que não tem calorias, desde que sem açúcar. Consumindo dessa forma, o café é considerado uma bebida naturalmente dietética. Para reduzir a obesidade infantil, o café com leite é considerado a bebida mais adequada para crianças e adolescentes. Além de não engordar, o café com leite é mais nutritivo e saudável que qualquer outra bebida artificial ou natural existente.
  • Diabetes Tipo II - Estudos comprovam que o consumo regular de café pode proteger contra o surgimento do diabetes do adulto (tipo II). O consumo diário de café pode prevenir o surgimento da doença, não devido à cafeína, mas aos ácidos clorogênicos, seus metabólitos ou aos minerais como o magnésio, dentre inúmeras substâncias ainda a ser estudadas no café, abrindo uma nova área de pesquisa sobre o papel protetor do consumo da bebida.
  • Café e Alcoolismo - Durante a torra adequada, o café forma produtos que reduzem o desejo de consumir álcool e outras drogas. O controle do alcoolismo, por exemplo, é feito com medicamentos à base de substâncias presentes no café. Tais substâncias podem até ser mais importantes que a cafeína na bebida e ajudam na prevenção do uso de drogas e do alcoolismo.
  • Café, Depressão e Suicídio – Pesquisas recentes realizadas no Brasil e nos Estados Unidos entre jovens e adultos, homens e mulheres mostram que o consumo de café pode diminuir o risco de depressão e suicídio.
  • Café e Jovens - O café pode ajudar também crianças, adolescentes e jovens nas escolas. O consumo moderado e diário de café, ao estimular o sistema de vigília, atenção e concentração, pode ajudar no aprendizado escolar. Para isso, basta incluir o café no café da manhã - com ou sem leite -, na merenda escolar e também no lanche da tarde.
    O consumo diário e moderado torna o cérebro mais atento, estimula a memória, atenção e concentração, melhorando a atividade intelectual.
  • Café e Prazer – Tomar café é um hábito prazeroso, social, que reúne as pessoas e dá energia. As substâncias aromáticas e o sabor do café estimulam os sentidos humanos mais do que outras bebidas. O café é uma bebida diurna que ajuda nas atividades diárias. Portanto, à noite o consumo deve ser reduzido a fim de não atrapalhar o sono.
fonte: Sebrae - RN

Diferença entre hábito e vício:
Hábito é um costume adquirido - ex: Se vc não tomar um café, vc ñ vai sentir tremores, etc.
Vício as pessoas não diferenciam a racionalidade do ato, simplesmente o fazem. ex: tem que consumir alcool pra parar os tremores.

Nenhum comentário: