quarta-feira, 28 de outubro de 2009

NATAL, A CAPITAL + SEDENTÁRIA DO BRASIL

Cerca de 4% da população faz algum tipo de exercicio fisico regularmente.
32,3% das pessoas se dizem sedentárias, Gente que, de fato, não faz qualquer tipo de atividade física regularmente. Que não vai a pé ou de bicicleta para o trabalho, nem faz limpeza pesada em casa. Uma realidade que preocupa. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, 260 mil mortes relacionadas a doenças cardiovasculares e cânceres seriam evitadas por ano, no Brasil, com mudanças no padrão alimentar e na atividade física da população.
Os dados fazem parte da pesquisa Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico 2008, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo.
Preguiça, falta de tempo, medo. Muitas são as explicações possíveis. Mas para o professor de educação física e mestre em ciências do desporto, Jonas Coriolano, a insegurança é a principal barreira que separa os exercícios das pessoas. "Hoje está difícil ir à rua ou à praça para a prática da atividade física por conta dos assaltos, das agressões que o indivíduo se expõe. Isso contribue para a população se afastar da atividade e nem todos têm condição de ir para uma boa academia", afirmou.
(que povo + sedentário... kkkkkk, a insegurança ajuda a dá desculpa, a Preguiça é fator + importante)

Nenhum comentário: