sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MITOS E VERDADES SOBRE VINHOS

Por ser bastante nova a cultura do vinho em nosso país, ainda estamos cercados por uma infinidade de mitos, estereótipo e paradigmas que precisam ser vencidos.
Nesse sentido é importante esclarecer que, ao contrário do que ainda se pensa, não é regra que vinho bom é vinho velho. Ao contrário, essa é a maior das exceções, porque pouquíssimos melhoram com o tempo e mesmo os que melhoram submetidos a uma guarda além da sua longevidade, avinagrarão.
Guardar bem já é algo verdadeiríssimo, visto que mal armazenado, mesmo o vinho mais longevo, terá vida curta. No que tange ao serviço, taça e temperatura têm a maior importância. E por falar em temperatura, é importante não confundir temperatura de guarda com temperatura de serviço.
A temperatura de guarda (14ºC a 16ºC), e na temperatura de serviço, no momento do consumo necessitam de balde com água e gelo para chegarem a sua temperatura ideal - entre os 8ºC e 12ºC.
Por fim, cheirar a taça de vinho e fazer bochecho na mesa de jantar de um restaurante é no mínimo esdrúxulo. Estes gestos só têm cabimento se tecnicamente empreendidos, em momento e local adequados, isto é, numa prova técnica de vinhos cujo intuito é avaliar sensorialmente o produto com o objetivo de classificá-lo.
Fonte: Tribuna do norte

Nenhum comentário: