segunda-feira, 21 de setembro de 2009

LANÇADO O CARRO BRASILEIRO ELÉTRICO

A Fiat está desenvolvendo o primeiro carro elétrico nacional. Trinta protótipos já se encontram em fase de teste. Por fora, lembram um Palio Weekend comum. A diferença é que são absolutamente silenciosos, não emitem fumaça e, portanto, não possuem escapamento. Quando estão parados em ponto morto, parecem desligados, pois não vibram, como os carros a combustão comuns. Seu painel de controle, na versão em prova, conta apenas com velocímetro e um mostrador da carga elétrica.
O porta-malas tem um terço do espaço dos modelos convencionais – encolheu por causa da enorme bateria que move o motor. Com 165 quilos, ela tem o triplo do peso de um tanque cheio de combustível.
Um quilômetro rodado com o protótipo custa 5 centavos. Para abastecê-lo, basta conectar seu tanque a uma tomada (de 110 ou 220 volts). A potência do motor é de apenas 38 cavalos, metade da de um carro de 1.000 cilindradas. Ou seja, atinge a velocidade máxima de 100 quilômetros por hora.
Se fosse lançado hoje, o Palio Weekend elétrico seria vendido por 150.000 reais, E Está previsto para ser lançado em 2011.

Nenhum comentário: