quarta-feira, 24 de outubro de 2007

ABSTINÊNCIA É A PIOR OPÇÃO

Psicólogos britânicos descobriram que pessoas que reprimem o desejo por chocolate podem acabar comendo ainda mais quando resolvem ceder à vontade. os pesquisadores pediram aos participantes do primeiro grupo que reprimissem seus pensamentos sobre chocolate e aos do segundo, que os manifestassem em voz alta. Em seguida, os estudiosos distribuíram chocolates para todos os voluntários e perceberam que os que haviam contido o desejo num primeiro momento comeram quase o dobro da quantidade consumida pelos que haviam falado abertamente sobre sua relação com o alimento. Este comportamento foi observado especialmente entre as mulheres. Os psicólogos concluíram que conter o desejo de comer chocolate (ou ql outro vício) pode causar um efeito reverso, um fenômeno psicológico que ocorre quando nos dedicamos intensamente a um objetivo e obtemos o resultado exatamente contrário.
Os estudiosos disseram que o trabalho ajuda a explicar por que algumas mulheres são mais propensas ao efeito “iô-iô”, voltando a engordar depois de fazerem dieta rigorosa, em que cortam radicalmente vários alimentos.
“O pior que se pode fazer a uma pessoa que está de dieta é dizer para não pensar em chocolate. Nós devemos tentar diminuir o consumo do produto oferecendo alternativas, mas não impondo a abstinência”,

Nenhum comentário: