sexta-feira, 13 de junho de 2008

Cheiro de café já "ACORDA"


Cientistas japoneses dizem que talvez apenas o cheiro do café já seja suficiente para despertar pessoas que foram privadas de sono - segundo um artigo publicado na revista de ciência New Scientist.
Por exemplo, o perfume revitalizador do café poderia ser borrifado em fábricas para ajudar a energizar trabalhadores cansados que não podem ingerir a bebida enquanto operam máquinas.
Experimento
A equipe impediu 16 ratos de dormir durante 24 horas.
Ao fim desse período, os cientistas examinaram os cérebros dos animais e verificaram que havia uma redução nos níveis de moléculas mRNA, em 11 genes importantes para a função cerebral.
Quando os ratos foram expostos ao aroma do café, os índices de mRNA em nove dos genes subiram para perto dos níveis normais.
E em dois genes - o GIR, envolvido no controle neuroendócrino, e o NFGR, associado ao controle do estresse oxidativo - os índices de mRNA ultrapassaram o nível usual.
Segundo os cientistas japoneses, a supressão dos genes pode ajudar a explicar por que as pessoas se sentem mal quando não dormem o suficiente. E a reativação dos genes poderia explicar por que as pessoas gostam do aroma do café.
A equipe espera agora poder identificar as moléculas presentes no aroma do café que afetam a atividade dos genes.

Nenhum comentário: