quinta-feira, 12 de abril de 2007

NÃO CHAME DE INTELIGENTE

Você deve conhecer alguma criança que desde que aprendeu a andar, ouve constantemente que é inteligente. Uma pesquisa feita no E.U, descobriu-se que isso é muito ruim para a criança.
Essa consciência de que é inteligente nem sempre se traduz em segurança para enfrentar o trabalho escolar da criança. Uma das teorias da pesquisadora eu peguei essas:
"Thomas (o super-dotado) não queria tentar fazer coisas que achava que não conseguiria;
"Conseguia resolver algumas coisas muito rapidamente, mas, quando não conseguia, desistia quase imediatamente e concluía: 'Não sou bom nisso'." Com apenas uma olhada, Thomas dividia o mundo em dois: as coisas em que era naturalmente bom e as em que não era. (só acrescentando uma coisinha, ñ é muito bom vc ser super-dotados ñ viu...foi comprovado tb que esses dotados, suas mães tiveram uma gravidez conturbada, ex: espancamento, violência, gravidez indesejada, etc.) A lição q a pesquisadora deixa é que quando elogiamos a inteligência da criança, na verdade dizemos a ela: pareça inteligente, não se arrisque a errar.
(muito boa essa postagem viu!! HEHEHEHE)

2 comentários:

Educacaoespecialstrn disse...

Gostei do tema só que vç resumiu demais e ficou um tanta quanto solto. Poste as outras considerações da pesquisadora citada.

Carlos Moacir disse...

olhe dona aradir, você pod ler a reportagem completa em www.epoca.com.br, ta ok.