quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ambiente é mais importante que genes em cavalos

Uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, mostrou que os cavalos caríssimos vencem nas pistas de corridas devem suas vitórias mais à forma como são criados, treinados e montados do que aos seus genes. A pesquisa, publicada na revista especializada Biology Letters, mostrou que apenas 10% das vitórias conseguidas durante toda a vida de um cavalo de corrida podem ser atribuídas à sua descendência. Os cientistas escoceses compararam as vitórias e lucros de mais de quatro mil corridas de cavalos desde 1922 e descobriram que as grandes quantias que os criadores pagam pelos melhores cavalos não garantem os melhores genes. Os biólogos evolucionários Alastair Wilson e Andrew Rambaut descobriram que existe a variação genética na qualidade dos cavalos reprodutores, mas isto não se reflete nas taxas pagas para o uso destes reprodutores.

Fumaça de maconha é mais tóxica que de cigarro

Uma nova pesquisa do governo do Canadá demonstrou que a fumaça da maconha pode ter toxinas mais prejudiciais do que a do cigarro. Os cientista encontraram 20 vezes mais amônia, um elemento químico ligado à ocorrência de câncer, na fumaça da maconha. A pesquisa foi publicada na revista especializada New Scientist. Além da amônia, a equipe do governo canadense também encontrou quantidade cinco vezes maior de cianeto de hidrogênio e óxido de nitrogênio, que estão ligados a danos causados no coração e pulmões, respectivamente. Mas a fumaça dos cigarros contêm maior quantidade de uma toxina ligada a problemas de fertilidade. Pesquisas anteriores mostraram que a fumaça da maconha causa mais danos aos pulmões do que a do cigarro e é inalada mais profundamente e mantida nos pulmões por um período quatro vezes mais longo.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

PIADAS DA SEMANA

Dois caras foram pegos pelos policiais cheirando cocaína. No dia do julgamento, o juiz disse:
- Vocês parecem boas pessoas, por isso vou lhes dar outra chance. Em vez de voltar pra cadeia, vocês vão ter que mostrar para as pessoas o lado terrível das drogas ou mesmo impedi-los de comecar a usa-las.
Vejo vocês daqui a uma semana!
Na semana seguinte, os dois voltaram ao tribunal. O juiz perguntou pro primeiro cara:
- Como foi sua semana ?
Bom, meritíssimo, eu convenci 17 pessoas a para de usar drogas!
- 17 pessoas ? O que você falou pra eles ?
- Eu usei um diagrama, meritíssimo. Desenhei dois círculos e disse que o círculo maior era o cérebro deles antes das drogas e outro, bem pequeno, o cérebro deles depois das drogas.
- Muito bem! - disse o juiz. E você, como foi ?
Eu convenci 2000 pessoas! - disse o segundo cara.
- 2000!! Incrível !! Como você fez isso?
-Utilizei um método parecido com o do meu colega. Desenhei dois círculos, apontei pro menor e disse: "Este é o seu traseiro antes de ir pra prisão..."

**A loira ia de carona em um caminhão, quando de repente o motorista pára pouco antes de uma ponte e diz:
- Sinto muito, mas você vai ter de descer, vou ter que pegar outro caminho.
- Por quê? - quis saber ela.
- Tá vendo aquela placa ali: "Altura máxima permitida 6 metros"!
A carga do meu caminhão está com quase sete metros.
- Ah! Só por causa disso? Pode ir tranqüilo, não tem nenhum guarda por perto!

**Em uma destas cidades antiquadas, cheias de preconceitos estúpidos, um senhor, após enviuvar, arranjou uma namorada. Toda a cidade comentava sobre a má fama da moça.
Então, um amigo do viúvo lhe disse:
- Olha, tá todo mundo dizendo que esta moça já é furada.
Enfurecido, o viúvo responde:
- Eu quero assim mesmo. É pra casar, e não para carregar água!!!!

AS COISAS DA VIDA...

*A mae entra no quarto da filha e vê um bilhete em cima da cama. Ela vai até lá, ja temendo o pior, e começa ler o:
Cara Mamãe,
É com grande pesar que lhe informo que eu estou fugindo com meu novo namorado, Ruan. Estou apaixonada por ele. Ele é muito gato, com todos aqueles piercings, tatuagens e aquela super moto Halley Davidson que tem. Mas não é só por isso: eu também estou grávida de gêmeos e Ruan dise que nós vamos ser muito felizes no seu trailler. E que ele quer ter mais filhos comigo, e isso foi tudo que eu sempre quis para mim. Aprendi com ele que maconha é ótimo, é uma coisa natural que não faz mal pra ninguém, e ele garante que no nosso pequeno lar não vai faltar marijuana. Juan acha que eu, nossos filhos e os seus colegas da gangue vamos viver em perfeita harmonia. Não se preocupe mamãe, eu já sou mocinha, tenho 15 anos e sei muito bem me cuidar. Um dia eu volto para que a senhora conheça os meus filhinhos.
Um grande abraço e até algum dia...
De sua filha,
Judite
PS: Mãe, não se assuste. É tudo mentira e estou na casa da Mariana, nossa vizinha. Só queria mostrar pra senhora que existem coisas piores que as notas vermelhas do meu boletim, que está na primeira gaveta!
#################################
**no dia seguinte o pai deixou um recadinho na cama:
Entreguei a carta para tua mãe ler e ela teve um AVC. Ela está internada no CTI, entre a vida e a morte. Por causa disso e a conselho dos meus advogados, você foi retirada do testamento. Todas as coisas do teu quarto foram doadas e também mudamos a fechadura da nossa casa. Não tente usar o cartão de débito, porque a conta já foi cancelada. Cancelamos também seu celular. Demos também a tua coleção de CDs para sua irmã. Podes começar também a pensar em trabalhar. Com a tua idade e com esse corpinho estou certo que trabalho não vai faltar, apesar da concorrência das profissionais. Enfim, espero que seja muito feliz na tua nova vida.
Seu Pai.
PS: Filha querida, claro que é tudo uma brincadeira. A tua mãe está aqui comigo vendo novela. Só queríamos mostrar a você que há coisas bem piores que passar as próximas 3 semanas sem sair de casa, sem ir ao shopping, sem internet e sem ver televisão por causa das tuas notas e dessa tua brincadeira de m(*)!

PARA REFLETIR

O advogado:
- E a que distância o senhor se encontrava da cena do crime?
A testemunha:
- A 25,78 metros.
O advogado:
- E como pode saber isso com tanta precisão?
A testemunha:
- Eu voltei ao local e medi, porque tinha certeza de que algum advogado idiota ia fazer esta pergunta.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

NO EUA, QUEM BEBE E DIRIGI FK ASSIM


O xerife Joe Arpaio veste de camisa e cueca rosa nas pessoas que foram presas por dirigir alcoolizadas. Ele quer chamar a atenção para esse problema. Na foto, os detentos estão varrendo as ruas de Arizona, nos Estados Unidos. No Brasil era pra fazer desse jeito, pra ver se um bucado de "machistas" tem vergonha na cara, e não coloca as vidas das pessoas em risco, e vai varrer rua/ c trajes rosinha. + aqui na prática, é só pagar uma besteirinha e ir embora né.

Perda de parceiro aumenta em 20% risco de morte

Pessoas de luto pela perda de um parceiro amoroso correm mais risco de morrer nos primeiros meses após a perda, aponta uma análise de diversos estudos sobre o assunto, realizada por uma universidade holandesa, o luto aumenta em cerca de 20% o risco de morte nos parceiros que sofreram a perda. Um estudo, por exemplo, diz que 21% dos homens têm mais chances de morrer depois da morte da esposa, enquanto que, para as viúvas, o risco seria de 17%.
Liderada por Margaret Stroebe, da Universidade de Utrecht, a análise aponta que as pessoas em luto têm mais chance de terem doenças cardíacas, além de problemas psicológicos como depressão, perda de apetite e fadiga, que podem levar ao suicídio. A pesquisa, publicada na revista científica The Lancet, indica que a deterioração da saúde entre os viúvos está relacionada ao aumento no consumo de álcool e ao estresse da perda da única confidente. Já para as viúvas, as causas não são claras, mas os especialistas apontam que a solidão e o estresse psicológico causado pela perda podem ser fatores determinantes no aumento da mortalidade.

Novo sensor pode ser caminho para 'sutiã inteligente'

Cientistas australianos desenvolveram um novo tipo de sensor que, acoplado ao tecido do sutiã, permite um melhor monitoramento do impacto de atividades físicas sobre os seios, podendo ajudar a identificar com mais precisão o movimento deles durante a prática de exercícios.
Cobertos por polímeros condutores flexíveis conhecidos como polipirrol, os sensores também poderiam levar ao desenvolvimento de "sutiãs inteligentes", capazes de controlar o ajuste das alças conforme o movimento dos seios. Os novos sensores transmitem o movimento para um computador por meio de uma conexão sem fio. Os testes de laboratório com sutiãs são hoje feitos com sensores rígidos, o que interfere na movimentação do tecido da peça íntima durante as atividades. “Apesar da eficácia em limitar o movimento dos seios, o design de sutiãs coloca o peso causado pela atividade física nas alças e como conseqüência, causa pressão nos ombros das usuárias”, diz o estudo, publicada na revista científica Journal of Biomechanics.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

POEMINHA LEGAL

Corinthians: o teu destino
É jogar com o Bragantino...
E também, com melancolia,ter de enfrentar o Bahia...
Corinthians, vou te dizer: vai ser chato jogar com o ABC...
Mas pare, olhe e pense: pior ainda será pegar o Brasiliense...
Corinthians: tua fiel família terá de ir até Marília...
É quanta dureza!Mais longe ainda é Fortaleza...
Corinthians: a tua sina é pegar o Tigre de Santa Catarina...
E o teu tal coração corintiano vai bater fraquinho em São Caetano...
Corinthians: mas que inhaca!
Será chato ter de estar com a Macaca...
Bem sei que teu peito sempre se inflama, mas aviso: vai ter jogo contra o Gama...
Corinthians: cavastes tua cova e agora terás de jogar com o Vila Nova!
E eu vou rir pra dedé...
Quando fores em Santo André...
Corinthians: hoje me redimi, pois terá jogo teu em Barueri...
E também (há, há, há) vais pegar o Ceará...
Corinthians, "péra" aí: tem cabimento jogo com o Avaí?
E também (olalá, olelê) por fim enfrentarás o CRB...
Corinthians: existe algum mal ter de jogar de novo em Natal?
Espero que tenhas digna atitude e encare novamente Paraná e Juventude...
Corinthians: para encerrar há algo que tenho de te falar...
Pela franqueza te peço perdão...
Mas teu lugar é mesmo na Segunda Divisão!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Mel é o melhor remédio para tosse

Um estudo realizado por pesquisadores americanos sugere que o mel é o melhor remédio para tosse. Cientistas da Universidade Estadual da Pennsylvania dizem que componentes encontrados no líquido viscoso e açucarado, reconhecido há séculos por suas propriedades terapêuticas, matam micróbios e atuam como antioxidantes. O estudo publicado analisou 105 crianças entre 2 e 18 anos com tosse forte e freqüente durante a noite. Os participantes foram divididos em três grupos. As crianças do primeiro grupo tomaram uma colher de mel, as do segundo, uma de xarope industrializado à base de dextrometorfano (DM) – substância encontrada em vários xaropes existentes no mercado -, e, o terceiro, um medicamento placebo.
Todas as doses foram administradas pelos pais 30 minutos antes de as crianças irem para a cama. Os cientistas observaram que as crianças que haviam tomado o mel apresentaram uma melhora significativa na tosse noturna. Um alívio dos sintomas também foi verificado no segundo grupo, porém não tão expressivo quanto no primeiro. As crianças que haviam tomado o placebo não apresentaram melhoras. Ian Paul, professor de pediatria e líder do estudo, disse que a pesquisa vem se somar “à crescente literatura médica que questiona o uso de xarope à base de DM em crianças”. “Outros estudos serão necessários, mas esperamos que os profissionais da área de saúde passem a considerar mais o mel como uma alternativa segura, legítima e mais barata para o tratamento da tosse infantil”, disse Paul.

Sexo e chocolate aumentam capacidade cerebral

Fazer sexo, comer chocolate amargo e consumir um café da manhã rico em frios pode ser o segredo para treinar e impulsionar a capacidade cerebral.
A tese é defendida no livro Training Your Brain (Ensine você mesmo: treine seu cérebro, em tradução livre), que será publicado em janeiro na Grã-Bretanha e ainda não tem data para chegar ao Brasil. Na obra, os autores Terry Horne e Simon Wootin analisam como a dieta, o ambiente e o estresse afetam a capacidade mental das pessoas. Grande parte das sugestões feitas no livro tem como base substâncias químicas liberadas no organismo a partir de certas atividades, como fazer sexo. De acordo com a obra, a penetração durante o ato sexual aumenta os níveis de oxitocina, que estimula o cérebro a pensar em novas idéias e soluções para problemas, enquanto que o pós-coito aumenta a quantidade de serotonina, estimulando a criatividade e o pensamento lógico. No que se refere à comida, os autores acreditam que ingredientes encontrados no chocolate amargo, como magnésio e antioxidantes, aumentam a oxigenação cerebral. E comer frios, ovos ou peixes no café da manhã dá mais energia e facilita a absorção de nutrientes pelo organismo.