sábado, 29 de setembro de 2007

Homens de voz grossa têm mais filhos

Homens de voz grossa têm tendência a ter mais filhos do que os de voz fina, sugere um estudo que acompanhou uma sociedade tribal na Tanzânia, publicado na revista Biology Letters. A antropóloga Coren Apicella, da U. de Harvard, analisou as vozes dos homens da tribo de caçadores Hadza, que puderam ser objeto de estudo porque não têm controle de natalidade e vivem, basicamente, como nossos ancestrais. Segundo o estudo, compartilhado com David Feinberg, da U. McMaster e Frank Marlowe, da State University, os homens de voz mais grossa têm, em média, dois filhos a mais do que os de voz mais fina.
A conclusão confirma a observação de que as mulheres, em geral, preferem os barítonos, explicam os autores do artigo."Há várias razões que podem explicar por que a voz grossa e uma reprodução bem sucedida estão relacionados", diz Apicella.
Vozes mais grossas sugerem níveis mais altos de testosterona - o hormônio masculino - o que poderia levar as mulheres a ver esses homens como melhores caçadores e, conseqüentemente, melhores provedores, disse Apicella à BBC.

Nenhum comentário: